ESPN.com.br / Mauro Cezar Pereira – Sim, eu torço contra a candidatura do Rio a sede dos Jogos Olímpicos de 2016

ESPN.com.br / Mauro Cezar Pereira – Informação é o nosso esporte – Sim, eu torço contra a candidatura do Rio a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Sim, devo assinar embaixo do Mauro Cezar: eu também torço contra a candidatura brasileira para os Jogos Olímpicos de 2016. Na maior parte pelos mesmos motivos que ele, tendo apenas algumas pequenas discordâncias:

  1. Por conhecer um pouco melhor a estrutura burocrática do país, sei que há diferencças entre governos federal, estadual e municipal. Apesar de ser tudo dinheiro público, sei que não é possível a um deles fiscalizar o outro; é para isso que existe o tribunal de contas.
  2. Não acredito que o problema de corrupção esteja restrito ao Governo. Também não acho o Sr. Minsitro Orlando Silva corrupto, pelo contrário, gosto do trabalho dele e acho que vem se saindo bem melhor que seu antecessor. Todavia, ele de fato é político, e não conseguiu resolver o maior problema do país: a falta de uma política esportiva.
  3. Não acho que o Rio seja a cidade ideal para realizar uma Olimpíada. Existem problemas estruturais na cidade que nem os jogos são capazes de resolver, como o transporte e a segurança, por exemplo. Nesse aspecto, Brasília é mais adequada, como ficará claro na Copa do Mundo. Mas antes que você se pergunte, também seria contra os jogos em Brasília, simplesmente por achar que existem coisas mais importantes a realizar na cidade.
  4. O Tribunal de Contas, que fiscalizou o Pan e descobriu “irregularidades” é um órgão que enxerga sempre irregularidades, até onde elas não existem. Eles discutem até mesmo a técnica de construção utilizada num prédio, o que foge demais de seu escopo, e muitas vezes prejudicam e muito quem quer trabalhar. Mas sou a favor do órgão e da importância de seu papel, mas eles têm que baixar a bola e fiscalizar quem realmente precisa ser fiscalizado. Afinal, quem quer roubar mesmo já sabe as manhas de não ser pego pelos tribunais.
  5. Apesar disso tudo, acho sim que a América do Sul merece um evento de importância e concordo com o Presidente Lula quando ele diz que os jogos precisam sair do eixo dos ricos. ms não acho que o Brasil precise gastar tanto dinheiro pra provar sua tese
  6. Por fim, acho incrível como o dinheiro investido no Esporte é mal utilizado. Ele serviu para criar uma grande burocracia chefiada pelo Sr. Carlos Arthur Nuzman e distribuída em todo o país por meio das Federações e Confederações. Para os atletas, que são os mais importantes, sobra muito pouco ou quase nada.

Enfim, sou contra por tudo isso e mais um pouco. sinta-se à vontade para expressar sua opinião nos comentários.

Obs.: Sim, fiquei emocionado com a defesa do Presidente Lula hoje de manhã. Não, não mudei de opinião.

0saves


Se você gostou desse post, deixe um comentário ou inscreva-se no feed RSS para ter todas os posts enviados para o seu agregador preferido.

Author Description

Eduardo Santos

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Tecnologista na Agência Espacial Brasileira, professor do Uniceub e cientista de dados (data scientist).

Deixe uma resposta

Twitter

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 504 outros assinantes

Alguns direitos reservados

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.