Yochai Benkler fala sobre a nova economia de código aberto « Hiperfície

Pessoal, quem ainda não viu, não pode perder essa. Benkler, um dos pais da economia moderna, explicando as principais mudanças que acontecem com a inovação aberta. Simplesmente histórico.

Benkler e inovação aberta

Benkler e inovação aberta

http://hiperficie.wordpress.com/2009/05/22/yochai-benkler-fala-sobre-a-nova-economia-de-codigo-aberto/

Meus comentários sobre a palestra dele, que incluem parte do que ele diz e parte do que eu consegui observar sobre o que ele diz. Está tudo misturado, mas acho que dá pra entender:

  • Se você acha que a revolução da economia do conhecimento está acontecendo agora, voc? está errado. Isso vem acontecendo há 150 anos, mas estava concentrado na indústria, em economia de processos industriais.
  • Para gerar conhecimento, o custo alto era um pré-requisito, o que foi completamente modificado pela Internet.
  • Existe uma grande mudança em como o conhecimento é produzido e capitalizado, e isso diz respeito bascimante à propriedade do conhecimento.
  • Pela primeira vez desde a revolução industrial, os componentes mais importantes das economias mais avançadas estão nas mãos da população do mundo: criatividade humana distribuída pelo poder computacional na casa de cada um.
  • Antigamente era muito caro ter produção descentralizada, mas agora o seu impacto é direto através das redes abertas de compartilhamento.
  • Propriedade é um dos mecanismos de coordenação, mas não é o único.
  • Dinheiro não é sempre o melhor motivador.
  • Pegue qualquer problema, divida-o em pequenos módulos, e a motivação passa a ser trivial. Afinal, cinco minutos são suficientes para colaborar em algum projeto.
  • O novo sistema de produção de conhecimento é diretamente ameaçado pelos antigos modelos que estão sucumbindo.
  • Da próxima vez que abrir um jornal e vir alguma decisão sobre propriedade intelectual, não se trata apenas de uma decisão técnica e pequena, mas sim do futuro da liberdade de existir como ser social uns com os outros, e a forma como a informação, o conhecimento e a cultura serão produzidos.
  • Estamos observando uma batalha que decidirá o quão fácil ou difícil será para a economia da informação industrial seguir como segue ou desenvolver um novo modelo de produção paralelo ao tradicional que pode mudar nossa forma de ver e reconhecer o mundo.

O que posso concluir é: da próxima vez que vir alguém falando da importância da propriedade intelectual, lembre-se da velha dupla de caminhoneiros que passava na Globo.

Corre Bino. É uma cilada.

0saves


Se você gostou desse post, deixe um comentário ou inscreva-se no feed RSS para ter todas os posts enviados para o seu agregador preferido.

Author Description

Eduardo Santos

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Tecnologista na Agência Espacial Brasileira, professor do Uniceub e cientista de dados (data scientist).

There are 3 comments. Add yours

  1. 3rd August 2009 | Paulo Rená says:
    Eduardo, outro destaque é a possibilidade de tradução dos vídeos. O dot.sub é um serviço genial
  2. 4th August 2009 | Eduardo Santos says:
    Olá Paulo, Realmente o serviço é muito bom. Ainda não conhecia. Parabéns pelo excelente post.
  3. Pingback: Encontro Nacional do Portal do Software Público « Eduardo Santos 5 de November de 2009

    […] entender o modelo de mudança que o Software Público propõe. Mas, como bem disse Benkler nessa apresentação aqui, quando há uma mudança muito radical as forças dominantes lutam para manter-se no poder até […]

Leave a Reply

Twitter

Subscribe to Blog via Email

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 504 other subscribers

Alguns direitos reservados

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.