Maddog no Roda Viva

A ida de uma dos maiors ícones da comunidade de Software Livre internacional para um programa de grande prestígio como o Roda Viva é uma grande oportunidade para discutir com a sociedade alguns pontos que consideramos bastante importantes que toda a população saiba. Contudo, dado o aspecto um pouco “chapa-branca” da bancada de entrevistadores, a conversa não rendeu tanto quanto poderia. Na única vez em que uma pergunta um pouco mais elaborada foi feita, a respeito da comparação dos dividendos gerados pela Microsoft a país em comparação ao que gera o Software Livre, foi cortada pelos outros membros da mesa e o nosso amigo Maddog não pôde se aprofundar muito no assunto. Contudo, não dá para negar que foi uma excelente oportunidade, pelo menos para divulgação.

A pergunta mais interessante da noite foi feita pelo apresentador (não, não me lembro do nome dele), quando citou o exemplo da Telebrás para perguntar o que ele achava do papel do Estado na inclusão digital. A resposta me decepcionou um pouco, pois achei que ele foi um pouco evasivo e não procurou se posicionar abertamente sobre o tema. Me parece uma postura prudente, já que governos vão e vem, e desagradar um ou outro pode ser ruim para a continuidade das atividades de uma fundação como a Linux Foundation no Brasil. Mas eu esperava que ele pelo menos atacasse o tema mais abertamente.

De qualquer maneira, algumas coisas importantes foram ditas, e acho que vale a pena ressaltar:

  • Software Livre não é necessariamente política, e sim economia;
  • O fato de todos usarem Windows não siginifica que ele seja mais fácil, e sim que as pessoas estão acostumadas com ele;
  • O fato de as pessoas associarem o comunismo à ditadura não significa que eles sejam sinônimos.

Enfim, não foi uma discussão muito profunda mas valeu a pena como divulgação. E impressionante como cada vez mais o Maddog parece um embaixador apropriado para o Linux, até na maneira de falar.

Obs.: Pra quem tiver interesse, segue o link para o teaser do evento: http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva/resultado.asp?programa=1193

0saves


Se você gostou desse post, deixe um comentário ou inscreva-se no feed RSS para ter todas os posts enviados para o seu agregador preferido.

Author Description

Eduardo Santos

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Tecnologista na Agência Espacial Brasileira, professor do Uniceub e cientista de dados (data scientist).

No comments yet.

Leave a Reply

Twitter

Subscribe to Blog via Email

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 504 other subscribers

Alguns direitos reservados

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.