Como a educação formal mata a criatividade

Simplesmente imperdível a série de dois vídeos que mostram uma palestra nos já consagrados TED Talks. O professor Ken Robinson explica como o nosso sistema educacional (falando do nosso enquanto humanidade, incluindo o Brasil) é preparado para destruir a criatividade das crianças. O motivo é óbvio: fomentar a indústria. Veja e aproveite as legendas em Português:

A discussão tem muito sentido quando pensamos o Mercado de TI e, principalmente, as comunidades de Software Livre, onde a maior parte das pessoas não tem educação formal. Os motivos são muitos, como os citados pelo professor. Me lembro daquela aula de banco de dados onde fomos praticamente obrigados a desenhar o famoso sistema de locadoras, que deve estar presente aos milhares nas Universidades de todo o mundo.

Reflita e comente!

 

0saves


Se você gostou desse post, deixe um comentário ou inscreva-se no feed RSS para ter todas os posts enviados para o seu agregador preferido.

Author Description

Eduardo Santos

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Tecnologista na Agência Espacial Brasileira, professor do Uniceub e cientista de dados (data scientist).

No comments yet.

Leave a Reply

Twitter

Subscribe to Blog via Email

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 504 other subscribers

Alguns direitos reservados

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.