Conteúdos de blogs no Brasil pela boobox

A boo-box publicou hoje um estudo sobre o conteúdo dos blogs no Brasil, e não pude deixar de comentar alguns dos resultados. Começando pelo começo (pleonasmos à parte), os primeiros colocados não são uma surpresa. Vamos à eles:

  1. Entretenimento: 24%. Destes, 67% são de blogs de humor. Talvez isso esteja relacionado aos primeiros blogs que fizeram sucesso na Internet brasileira, tipo Não Salvo, Jacaré Banguela, Kibeloco e afins. Falta de criatividade copiar modelos que fazem sucesso, mas parece que é o que estamos fazendo.
  2. Tecnologia: 20%. A maior parte desse tema vem de tutoriais e análise de mercados (84%). Não entendi como eles juntaram temas tão distintos e seria bom saber qual o percentual de cada um. A proliferação de tutoriais é até óbvia, pois é muito mais fácil ter um conteúdo mastigado nas mãos. E Mercados? Aí não sei…
Por fim, a análise final me parece óbvia: o conteúdo gerado é baseado no que as pessoas querem ler. Acho que falta um pouco de criatividade para propor um assunto diferente e esperar que as pessoas leiam (ou não). Eu não tenho vontade de ser extremamente acessado. O blog é, para mim, uma terapia de botar para fora as ideias malucas que estão na minha cabeça, mas entendo o desejo de ser reconhecido que a maior parte tem. Por isso, um dado chama a atenção: blogs de política representam apenas 1% do total. Como já disse, somos um país de fãs de Big Brother, e ninguém liga para a política. E não acredito que vamos mudar tão cedo. Triste…
Se tem algo a acrescentar, fique à vontade para utilizar a caixa de comentários. Recomendo, para quem deseja encarar o desafio, o Nerdcast sobre a Profissão Blogueiro.
0saves


Se você gostou desse post, deixe um comentário ou inscreva-se no feed RSS para ter todas os posts enviados para o seu agregador preferido.

Author Description

Eduardo Santos

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Tecnologista na Agência Espacial Brasileira, professor do Uniceub e cientista de dados (data scientist).

No comments yet.

Leave a Reply

Twitter

Subscribe to Blog via Email

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 504 other subscribers

Alguns direitos reservados

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.