A vida sob um novo PRISMa

Coluna de tecnologia publicada no Portal dos Calangos

Gostaria de lhe fazer uma pergunta: você tem smartphone, ou pelo menos um telefone com GPS? Já acessou o facebook pelo aplicativo nativo do seu telefone? Reparou que o símbolo do GPS às vezes acende mesmo que não esteja usando o aplicativo? Sim, quando o facebook faz a sincronia de seus contatos ele vai naturalmente pegar a sua localização, ainda que você não tenha explicitamente autorizado que a coleta seja realizada. Agora olhe para a sua timeline e veja que tudo o que você posta vem com a informação do local daquela publicação junto. Sim, ele está te rastreando o tempo inteiro, quer você queira, quer não.

Sempre me chamaram de maluco e paranóico, principalmente porque venho dizendo há muitos anos que somos monitorados o tempo todo na Internet. Veja um post que publiquei em 2009 sobre o “maravilhoso” Google Wave. Na época minha preocupação estava em ter computadores começando a entender o que estamos falando e armazenar essas informações. Veio então a explicação que dei sobre quem manda na Internet e, na sequência, a revelação por trás do que estava sendo feito no Skype. Ainda assim, muita gente não me levava a sério.

(…)

Veja o restante do texto no Portal dos Calangos: A vida sob um novo PRISMa

0saves


Se você gostou desse post, deixe um comentário ou inscreva-se no feed RSS para ter todas os posts enviados para o seu agregador preferido.

Author Description

Eduardo Santos

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Tecnologista na Agência Espacial Brasileira, professor do Uniceub e cientista de dados (data scientist).

No comments yet.

Leave a Reply

Twitter

Subscribe to Blog via Email

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 504 other subscribers

Alguns direitos reservados

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.