(Nenh) Um Computador por Aluno

Coluna de tecnologia publicada no Portal dos Calangos

O programa Um Computador por Aluno, para quem não sabe, foi um dos projetos mais comentados no final do ano de 2010, pois havia o lançamento de um produto que prometia ser revolucionário: o OLPC. A ideia era simples: fornecer um computador que custasse no máximo US$ 100,00 e que pudesse ser utilizado por países em desenvolvimento para ajudar na alfabetização de crianças pobres.

Vi os primeiros protótipos e fiquei realmente impressionado: muito mais do que tratar-se de um computador barato, a proposta do OLPC ia muito além. Cheguei a segurar em minhas mãos um protótipo que era carregado por corda, ou seja, você ficava “dando corda” nele até carregar completamente. Além disso, praticamente inventou as redes Mesh, onde um computador poderia servir de ponto para outro conectar-se à Internet.

(…)

Veja o restante do texto no Portal dos Calangos: (Nenh) Um Computador por Aluno

0saves


Se você gostou desse post, deixe um comentário ou inscreva-se no feed RSS para ter todas os posts enviados para o seu agregador preferido.

Author Description

Eduardo Santos

Mestre em Computação Aplicada pela Universidade de Brasília (UnB), Tecnologista na Agência Espacial Brasileira, professor do Uniceub e cientista de dados (data scientist).

No comments yet.

Leave a Reply

Twitter

Subscribe to Blog via Email

Enter your email address to subscribe to this blog and receive notifications of new posts by email.

Join 504 other subscribers

Alguns direitos reservados

Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.